Início

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Começou!! 1a Semana

Boa tarde, finalmente a obra começou!! Devagar, mas começou. Depois da sondagem (que apontou solo com muitas pedras, resumindo para leigos) e as plantas aprovadas (condomínio e prefeitura) fomos autorizados a fazer a terraplanagem. O condomínio tem uma série de exigências. Autoriza a terraplanagem mas além disso, é necessário ter a água e energia instalados, além do barracão também pronto (com banheiro) e pintado de branco! Isso mesmo. Pesquisando no mercado, para fazer um barracão gastaríamos uns R$ 500 enquanto aluguel daqueles contâiners sairia perto disso POR MÊS. Resolvemos comprar a madeira e os materiais e o pedreiro mesmo fazer. Economia é o lema por aqui. Nessa 1a semana foi feito o nivelamento do terreno e claro, já tivemos uma surpresa desagradável. Numa falta de comunicação entre o topógrafo e o "nivelador", vou ter que gastar uma grana que não estava prevista com um muro de arrimo, mas paciência. Cada dia é uma batalha.

Esse é o projeto:

A parte em vermelho deveria ser mantida na terraplanagem para depois ser feito um talude (ou muro de contenção) mais ou menos nesse molde:

Porém, o cara retirou a terra das laterais, mantendo apenas a do fundo. Menos mal pois o muro de arrimo é bem pouco, somente nessas laterais. Se tivesse errado no fundo também aí seria muito pior!!! Mas é isso né? Paciência. Segue o resultado final:

Palavra da semana: baldrame
O que significa: Baldrame ou viga de fundação, é um tipo comum de fundação para pequenas edificações, considerada um tipo fundação rasa. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo que pode ter estrutura transversal tipo bloco, sem armadura transversal, dentro de uma pequena vala para receber pilares alinhados. É mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme. Volto logo com mais novidades.

Abçs

em 11/10/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário